sábado, 14 de fevereiro de 2015

Jogo de personas

Maria da Glória de acordo com seu Zezinho:
(...) "Seu Zezinho sorriu. Maria da Glória era temperamental. Mas também tinha um baita de uma coração! É que algo endurecera nela. Suas fraquezas se tornaram indesejáveis. E sua determinação, às vezes, violenta. Pois no mundo, era preciso aprender a se virar. Não se podia escapar da escola..." (romance "Grãos de areia", p. 60)

O tempo do romance

Num romance também há o tempo do equilíbrio, o tempo naturalmente exigido para a maturação! Sem isso, o "silêncio tumultuado" do labor, onde os personagens confluem e se confrontam, não encontra o seu lugar!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

"E não se esqueça: fale que o filho dele está aqui para vê-lo." (Grãos de areia, p. 162)
Essa passagem do romance, simples porém forte, retrata o momento em que uma avó recebe em sua casa o neto. Eis o primeiro contato entre eles. Essa mesma mulher manda um menino dar o recado para o filho, homem feito e alcoólatra, que àquela hora da noite devia estar se embriagando em algum bar da cidadezinha de Valente. O neto é Gustavo, menino que vive o divórcio dos pais (uma professora e o alcoólatra) mas que por amá-los procura, de todas as maneiras, uni-los novamente! Gustavo é um "minúsculo grão de areia" lutando com seu amor em meio ao turbilhão das grandes ondas do Tempo!  

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sobre o romance "As estrelas estão brilhando"

Por estes dias, tenho trabalhado numa revisitação em "As estrelas estão brilhando". E isso me faz pensar nesse romance como sendo um canto de valorização a cada criança que nasce de uma mulher neste mundo. É também um apelo aos pais e educadores em geral. E, por isso tudo, coloca o que somos diante do espelho!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Palestra sobre "Grãos de areia"

E no próximo dia 27, vou dar uma palestra em São Paulo sobre o romance "Grãos de areia". O bom é que estou me debruçando sobre um livro que foi escrito há quase quatro anos e, por conta disso, carrega a ingenuidade da estreia! "Grãos de areia" aborda questões como a separação e o alcoolismo e, ligando os dramas de suas personagens, está o Tempo metaforizado como as águas do mar...

O livro está disponível em https://www.sankirtana.com.br/br/produto/780/graos-de-areia/graos-de-areia/